Pesquisar
Close this search box.
Por que as mulheres têm mais infecção urinária?

Por que as mulheres têm mais infecção urinária?

As infecções urinárias são um problema de saúde comum que afeta milhões de pessoas em todo o mundo, e é notável que as mulheres sejam mais suscetíveis a essa condição em comparação aos homens. A disparidade de gênero na incidência de infecção urinária levanta a importante questão: por que as mulheres têm mais infecção urinária? Neste artigo da Cuidar Mulher, clínica de ginecologistas de João Pessoa, entenderemos as razões biológicas e comportamentais que fazem com que as mulheres tenham mais infecção urinária que os homens.

1. Anatomia da mulher

Uma das principais razões pelas quais as mulheres são mais propensas a infecção urinária está relacionada com sua anatomia. A uretra feminina é mais curta do que a dos homens e está localizada próxima ao ânus. Essa proximidade facilita a entrada de bactérias no trato urinário, aumentando o risco de infecção. Os micro-organismos que causam infecção urinária, como a Escherichia coli (E. coli), podem viajar mais facilmente da área anal para a uretra em mulheres.

2. Flutuações hormonais

As flutuações hormonais ao longo do ciclo menstrual também desempenham um papel importante. Durante a ovulação, por exemplo, os níveis hormonais podem afetar o equilíbrio da flora vaginal protetora, tornando mais fácil para as bactérias invadirem a uretra e a bexiga. Isso coloca as mulheres em maior risco de infecção urinária durante certos períodos do ciclo menstrual.

3. Atividade sexual

A atividade sexual pode introduzir bactérias na uretra e na bexiga da mulher, aumentando o risco de infecção urinária. Além disso, o uso de métodos contraceptivos como diafragmas e espermicidas pode irritar a uretra, tornando-a mais vulnerável às infecções.

4. Gravidez

Durante a gravidez, ocorrem alterações hormonais e aumento da pressão sobre a bexiga, o que pode tornar as infecções urinárias mais comuns nas mulheres grávidas.

5. Menopausa

A menopausa traz uma diminuição nos níveis de estrogênio, o que pode afetar a flora vaginal protetora, aumentando o risco de infecções urinárias nessa fase da vida.

6. Higiene inadequada

Práticas de higiene inadequadas, como a limpeza inadequada após urinar ou defecar, podem transferir bactérias para a uretra, aumentando o risco de infecções urinárias.

É importante que as mulheres estejam cientes desses fatores de risco e adotem medidas preventivas, como a manutenção de uma boa higiene íntima e o acompanhamento médico adequado, quando necessário, para reduzir o risco de infecções urinárias e promover sua saúde geral.

Cuidar Mulher - Clínica Integrada
Cuidar Mulher - Clínica Integrada

Para cuidar mais de você e da sua família

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Recentes
Nossas Redes
Nossas avaliações
Excelente
Com base em 198 avaliações
Isla Marcolino
Isla Marcolino
21/12/2023
30 anos na cara e só conheci um atendimento ginecológico legal nessa clínica. A médica muito falante, interage bem e muito profissional. Recomendo a todas minhas amigas.
ANNIELLY XAIANNE DA SILVA NUNES
ANNIELLY XAIANNE DA SILVA NUNES
21/12/2023
Uma clínica completamente diferente, ambiente aconchegante, profissionais extremamente acolhedores, gentis e simpáticos. Fui muito mais que bem recebida.
raiane oliveira
raiane oliveira
30/11/2023
A recepção da clínica é maravilhosa, mulheres super simpáticas, sem falar que a dr raymara é incrível
Jenniffer Pessoa
Jenniffer Pessoa
05/11/2023
As profissionais são atenciosas, humanizadas e prestativas. Fiz todos os ultras da minha gestação no local e sempre fui muito bem atendida. Indico muito!
Evellyn Gislaine
Evellyn Gislaine
24/10/2023
Amei o ambiente. A clínica é linda. Indico a Dra Isadora, ela é incrível, profissional perfeita!❤️
Cristianalima Lima
Cristianalima Lima
19/10/2023
Atendimento excelente.
Ana Cristina de lima Cristina
Ana Cristina de lima Cristina
19/10/2023
Atendimento humanizado,com especialistas tops. Tudo muito organizado, e profissionais capacitados. Amei minha experiência enquanto cliente.
Amanda Karen
Amanda Karen
04/10/2023
Clínica excelente, fui muito bem atendida, desde a recepção até a médica. Indico demais!
Isadora Guimarães
Isadora Guimarães
04/10/2023
Atendimento maravilhoso! Super indico.
Hemyly Hawilla
Hemyly Hawilla
02/10/2023
Comecei meu tratamento para adenomiose, acompanhada pela Dra. Raymara, e hoje coloquei o DIU mirena. Agora vocês ganharam uma paciente e eu uma ótima médica amiga! Equipe toda está de parabéns, fui muito bem atendida e recomendo para todas as mulheres que precisam de cuidados!

Posts relacionados

implanon método anticoncepcional hormonal
DIU
Cuidar Mulher - Clínica Integrada

Anticoncepcional sem estrogênio

Explorar as opções de anticoncepcionais hormonais sem estrogênio, como implantes e DIUs hormonais, revela uma série de vantagens, especialmente em termos de redução de efeitos

Leia mais
Pré-agende seu procedimento
Valor do Procedimento:
Apenas 10x R$197

Todos os exames são feitos no dia da inserção

*Além da consulta completa com anamnese ginecológica, inclui o Exame de Gravidez.
Agende para Hoje seu Exame
Quer um ultrassom de qualidade e humanização na clínica mais bem avaliada da cidade?

Deixe deu Whatsapp que entraremos em contato imediatamente

Pré-agende sua consulta
Valor c/ Exames:
12x R$ 69,90

Serão feitos todos os exames* para indicar a melhor opção para você.

*Além da consulta, inclui os Exames de Ultrassom Transvaginal e Citológico.